quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um bom pediatra é tudibão!!!

Bom dia galera,

Hoje gostaria de falar para vocês da importância de um bom pediatra nas nossas vidas.

Quando descobrimos que estamos grávidas, a tendência da gente é procurar um bom obstetra, que seja um bom profissional, nos inspire confiança e nos acompanhe adequadamente para recebermos o mais maravilhoso presente deste mundo, que é nosso filho. Mas às vezes esquecemos do médico que cuidará de nosso rebento desde o momento do parto até a vida adulta, que é o pediatra.

O pediatra não é apenas o médico que cuida do bebê, da criança e do adolescente. Ele é, como dizia um famoso pediatra e professor chamado Dr. Pedro de Alcântara, toda a medicina. Cabe ao pediatra cuidar da criança para manter sua saúde, auxiliar na corretaalimentação, ajudar no seu desenvolvimento correto, cuidar quando está doente, orientar a família (especialmente a mãe), orientar na educação... enfim, o papel do pediatra transcende, ilumina, acalma a mãe mais aflita.

O ideal é que possamos conhecer e escolher esse profissional antes mesmo do nascimento, para já fazer uma pré-consulta e esclarecer as milhares de dúvidas. Durante o primeiro ano de vida, é feito um acompanhamento chamado Puericultura, com consultas mensais, e é muito importante, pois vai ser com o auxílio do pediatra que saberemos se o seio está sendo dado corretamente, se há necessidade ou não de repor alguma vitamina, como deve ser nossa alimentação no período de amamentação, quando começar as frutinhas e papinhas, como vacinar e como cuidar se houver reação vacinal, se pode ir para piscina ou viajar... e muito mais dúvidas, desde a mais boba.

O pediatra ideal deve ser disponível, ou seja, quando precisarmos, termos permissão de dar uma ligadinha ou aparecer no consultório para tirar uma dúvida ou reavaliar nosso filho, mas temos também que termos consciência, como mães, que não podemos abusar da boa vontade desse profissional, uma vez que eles tem muitos pacientes para cuidar, não só o nosso filho. Portanto, quando tiramos nossas dúvidas adequadamente e percebemos que aquele episódio deve ser normal, não devemos ficar ligando de 15-15 minutos para o pediatra. Mas, se a dúvida realmente não sanar, ligue. Pediatra que se preze prefere a mãe tranquila, e gosta de acalmar a mãe.

Não deixem de procurar um profissional que realmente crie uma relação gostosa de confiança, profissionalismo e carinho. Isso, sem dúvida, é muito importante para nós, mães, e para nossos bebês.


Dra Célia Santiago, um xero bem grande!
 Eu escolhi uma pediatra muito especial, competente e carinhosa, que todos gostam e respeitam: Dra Célia Santiago. Nós estamos adorando sermos acompanhados por ela! Esse post é em homenagem a todos os pediatras do mundo, em especial todos que conheço e a da minha filhota, que tem sido uma Pediatra supimpa!!!
Xerooo!!!
Deadea

Um comentário:

  1. Realmente um bom pediatra faz toda diferença, minha mãe sempre me fala que tive uma ótima pediatra e isso faz a diferença. Adorei a foto. Beijussss

    ResponderExcluir

Família Menezes agradece seu carinho!!