Primeiro, gostaria de desejar muito boa sorte e boa hora para minha grande amiga da net Kaká, que a esta hora já deve ter tido seu rebento Luís Fernando (http://www.kakamagrela.blogspot.com/). Tudibão amiga, tenho certeza de que tudo deu certo e agora você está curtindo uma das grandes maravilhas do mundo, que é ser mãe.
créditos: http://www.kakamagrela.blogspot.com/ |
Agora gostaria de compartilhar com vocês a maior angústia que passei nesses dois meses e duas semanas de vida de Lívia Maria: a intolerância ao sulfato ferroso.
Já comentei em post anterior que ela teve momentos extremamente difíceis com cólicas do recém-nascido, que vem melhorando com o passar do tempo.
A pediatra dela indicou a suplementação de vitamina A e D (o que ela vem tomando sem maiores problemas) e, nesse mês, de sulfato ferroso (Neutrofer) gotas.
![]() |
crédito da imagem: vitoriaangela.bebeblog.com.br |
No quinto dia, resolvi tomar uma atitude um pouco drástica, após ver que, mesmo depois de muita careta de força, ela apenas eliminou uma bolinha verde e com cheiro ocre. Pensei que ela estava "enrolhada", daí fiz um estímulo retal e massagens abdominais e finalmente ela conseguiu colocar tudo para fora. As fezes estavam extremamente duras e fétidas, cheiro de enxofre. Foi aí que percebi que poderia ser o sulfato.
Conversei com a pediatra por telefone, pois aí já tinha suspenso o sulfato ferroso. Ela me orientou esperar a normalização das fezes e tentar dar menos gotinhas, e num prazo de uma hora antes de mamar. Após cinco dias de paz, tentei novamente dar o bendito sulfato. E só dei um dia. Pois a bixinha enrolhou de novo até ontem, quando fiz de novo o tal procedimento e ela fez em jato, com força, e aliviou.
Andei pesquisando na internet e vi que existem vários efeitos colaterais do uso do sulfato ferroso, sendo o mais comum a diarréia, mas a prisão de ventre também pode ocorrer. É importante a reposição para prevenir a anemia do primeiro ano de vida.
Agora, vou esperar a nova consulta com a pediatra (em outro post falo sobre ela, adoro ela de coração, uma grande amiga e profissional) para ver que solução será dada. Até lá, o sulfato ferroso ficará guardado.
Bem, galera, se alguém já passou por isso... me ajudem!! Ficarei feliz em receber dicas!!!
Xeroooo!!!
Deadea
Oi DEA...queria saber como VC resolveu esse problema com o sulfato ferroso, minha BB TB passou por isso, sua pediatra indicou outro pra substituir?
ResponderExcluirOi DEA...queria saber como VC resolveu esse problema com o sulfato ferroso, minha BB TB passou por isso, sua pediatra indicou outro pra substituir?
ResponderExcluirMinha neta não toma o sulfato mas minha filha sim, porém no dia que ela iniciou com o remédio a noite a bb.ja começou a ter cólicas e diarréia. É possível passar pelo leite?
ResponderExcluirMinha neta não toma o sulfato mas minha filha sim, porém no dia que ela iniciou com o remédio a noite a bb.ja começou a ter cólicas e diarréia. É possível passar pelo leite?
ResponderExcluirEu tambem notei que quando eu tomo sufato ferroso a minha bebe fica com muita colica,talvez posa ser isso
ExcluirQuero muito saber isso
ExcluirMinha experiência nao foi nada boa!Notei que minha bebê de 4 meses teve prisão de ventre 12 dias depois de comecar a tomar sulfato ferroso tbm.
ResponderExcluirEntão suspendi por conta própria, pois não aguentei ver minha pequena gemendo de dor aos prantos a ponto de assar o bumbum e o pior : até sangrar! Momentos inesquecíveis e marcantes p mim!