quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quando algo não vai bem...

Bom dia galera!!!

Gostaria de falar algumas coisas a respeito da UTI neonatal.

Nós planejamos, namoramos, casamos, esperamos o momento certo para termos os nossos filhos. Daí fazemos o teste de gravidez e vem positivo: tudo muda. A partir daí, criamos um bebê perfeito, imaginário, fofinho, rosinha e lindo, que vai sair de nós, mamar no peito, sorrir e dormir perfeitamente. E, ao mesmo tempo, tememos que algo dê errado, que algo não saia como planejamos.


bebê recebendo procedimento numa UTIN
 Pois bem, alguns bebês passam por intercorrências no parto e precisam de um acompanhamento mais especializado, que é a UTI neonatal. São aqueles bebês que nascem antes do tempo (antes das 37 semanas de gestação, ou seja, prematuros), que nascem com infecção (ou a mãe tinha infecção de urina ou até a bolsa do parto rompeu antes do tempo), que eliminam mecônio ainda dentro do útero, correndo o risco de desenvolverem uma pneumonite química pelo mecônio, ou qualquer outro transtorno que afete o bebê nessa fase.

A UTI neonatal (ou, em alguns serviços, a UTIN) não é um bicho de sete cabeças nem um lugar tão amedrontador. Lógico que o primeiro contato sempre é difícil. A gente espera aquele bebê idealizado, que vai para o quarto com a gente e mama bem. De repente, seu bebê tá num berço aquecido ou numa incubadora, em jejum, longe de você, com soro na veia, tendo que respirar com ajuda de aparelhos, um monte de enfermeira e médico ao redor... tente manter a calma. Por mais estranho que possa parecer, tudo aquilo é para o bem de seu bebê, para ajudá-lo a passar pela transição do nascer, para recuperá-lo. E os bebês são muito fortes, eles em geral se recuperam mais rápido do que pensamos. E dá tudo certo no final.


bebês prematuros gêmeos, recebendo e dando carinho numa UTIN
 Se o seu bebê ficou ou está numa UTIN, não tenha medo: entre no setor, lave bem as mãos, retire anéis e relógios e entre. Peça para fazer carinho no seu bebê, converse com ele, ele se lembrará de sua voz. E o mais importante: tenha pensamentos positivos, passe energia para seu rebento, confie na equipe médica e de enfermagem. Uma mãe tranquila é passo primordial para que tudo dê certo.

Normalmente esse setor dispõe de uma equipe multidisciplinar pronta para ajudá-la e ao bebê: assistentes sociais, psicólogos, fisioterapêutas, fonoaudiologistas, médicos de outras especialidades... não deixe de requerer algum profissional caso sinta necessidade.

Ah, e não se esqueça de ordenhar seu leite: logo que seu bebê puder mamar, mesmo que por sonda, seu leite dará a ele mais força e mais imunidade para vencer todas as dificuldades. Leve congelado, que será aquecido em banho maria e oferecido ao seu baby.

E pergunte tudo. Não deixe nenhuma dúvida para trás.

È isso, um xero a todos!!!
Deadea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Família Menezes agradece seu carinho!!