quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alimentação no Pós-parto

Boa tarde!!!


fonte: O globo.com

Aproveito uma sonequinha da minha princesinha para atender a uma sugestão superlegal da minha grande amiga e incentivadora Kaká (http://www.kakamagrela.blogspot.com/).

Durante minha gestação, pesquisei em livros e na internet muita coisa sobre o que devemos comer para nos manter saudáveis na gravidez e no pós parto. O que se segue é resultado de muita pesquisa e também de tentativa e erro. Tem que ter sensibilidade, pois muito se diz principalmente em relação às cólicas do recém-nascido e, apesar da ciência não explicar relação causa e efeito (e apesar de eu ser profissional da área e não conseguir concordar que realmente influencia) o que realmente acontece é que se você desconfiar, risque do cardápio.

Nos primeiros trinta a quarenta dias de pós-parto, devemos retirar de nossa dieta a carne de porco, os embutidos (salsicha, linguiça, presunto, patês e apimentados) e os mariscos, especialmente para favorecer a cicatrização do útero e da cicatriz do parto, seja normal ou cesáreo. Esses alimentos possuem substâncias que dificultam a cascata da cicatrização. De uma maneira geral, para o bebê, o ideal é que evitemos esses alimentos até o sexto mês de vida deles, para evitar alergias cruzadas.

Nossa alimentação, para nos fazer ter boa produção de leite e nos nutrir adequadamente, além de facilitar a boa forma e o retorno do corpo ao de origem, deve conter bastante líquidos (água, chá, sucos naturais), frutas, verduras, fibras (aveia, linhaça), carne, ovo, grãos integrais. Devemos evitar os doces, o chocolate, o café, refrigerantes, chás pretos, coco, gorduras, frituras, bebidas alcoólicas. Alguns médicos contra-indicam as castanhas, principalmente amendoim, outros recomendam. Eu comia uma ou duas castanhas-do-pará apenas.

Eu tive especial problema com o funcionamento do meu intestino, por isso aconselho a dar prioridade a alimentos que facilitam o trânsito intestinal, como fibras (e água), mamão, ameixa e por aí vai. Especialmente se seu parto for cesariana, dê esse carinho ao seu intestino.

Leite e derivados devem ser comidos de forma moderada, e alguns nutricionistas até indicam a retirada deles nos primeiros três meses de vida do bebê, uma vez que a proteína do leite de vaca é de difícil digestibilidade e passa ao leite materno. Mas, se não há alergia comprovada, não custa ser racional e ingerir a quantidade adequada, ou seja, não além do que normalmente a pessoa costuma consumir, ou até mesmo deve-se diminuir um pouco a sua ingesta, para evitar qualquer efeito no bebê.

E, como disse acima, vale a pena a tentativa e erro... por mais que digam que a alimentação não dá cólica, é muita coincidência o que acontece  quando tomo suco de laranja... a pobrezinha de minha filha soooofreeee!!!

Uma coisa interessante: nada de fazer dieta de restrição alimentar. A baixa ingesta de calorias faz com que o organismo perca muito peso rapidamente, liberando substâncias tóxicas no leite materno, além de diminuir a produção do leite. Portanto, deixe a natureza agir de forma normal.

Bons sites para complementar:
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2008/05/28/dieta_equilibrada_no_pos-parto_fortalece_bebe_protege_saude_da_mae-546545329.asp
http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-pos-parto-490440.shtml
http://guiadobebe.uol.com.br/cuidados-no-pos-parto/
http://www.dicasecia.com/alimentacao-pos-parto/


E aí, pessoal, aguardo mais dicas legais, ok? E não deixem de me ajudar nessa empreitada: se vcs tem alguma informação complementar sobre esse assunto, por favor, me deixará muito feliz em vê-las nos comentários.

Xerooo!!

Deadea

5 comentários:

  1. Ameiiii .... obrigada por aceitar minha dica...bjus

    ResponderExcluir
  2. Estou cm um mês que meu pequeno nasceu e tenho uma dúvida já posso comer ovo por que falaram pra mim pra não comer

    ResponderExcluir
  3. Estou cm um mês que meu pequeno nasceu e tenho uma dúvida já posso comer ovo por que falaram pra mim pra não comer

    ResponderExcluir
  4. Estou cm um mês que meu pequeno nasceu e tenho uma dúvida já posso comer ovo por que falaram pra mim pra não comer

    ResponderExcluir
  5. Estou com 28 dias e estou com vontade de comer jabá mais estão mim dizendo que mulher de resguardo não pode come é verdade ou mito mi ajudem por favor

    ResponderExcluir

Família Menezes agradece seu carinho!!