quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Com quem você vai deixar o bebê quando trabalhar?

Bom dia amigos e amigas da net,

Gostaria de conversar hoje com vocês sobre uma das principais angústias que tenho desde que descobrimos que teríamos um filho. Essa angústia perseguiu toda a gravidez e está vindo cada vez mais forte, me deixando muito preocupada e me consumindo o juízo diariamente: com quem devo deixar meu bebê quando voltar a trabalhar?

Em primeiro lugar, não tenho sombra de dúvidas de que o ritmo desenfreado de trabalho vai ter que consertar o freio e parar. Com certeza vou ter que abrir mão de horários para ficar mais tempo com ela, afinal é meu dever e meu desejo, junto com o pai, que possamos participar de todos os detalhes de sua criação e educação, além de salutar. De qualquer forma, os horários com ela vão ser os melhores, para compensar nossa ausência.

Mas eis as opções: vovó (ou outro parente)? hotelzinho? babá?


vovó Leda

 Com certeza a vovó ficando com ela me deixaria muuuito mais tranquila. Mas será justo? ela já criou a nós, agora vai ter que ficar presa no pior horário do dia para cuidar de um outro bebê? Eu sei que para ela isso seria um prazer e uma alegria, mas acho que vovó tem que ter lugar de vovó, ou seja, curtir, ficar um pouco, um dia levar para passear, mas não como obrigação. Não pode ser um compromissso fixo de sete às treze horas, e em alguns finais de semana que o papai e a mamãe estejam trabalhando...

Acho que vovó e vovô tem um papel importantíssimo na criação de um bebê e de uma criança, ensinando valores, experiência de vida, dando carinho, atenção, passeando, ajudando em questões de saúde, de cuidados... mas tornar isso uma coisa imposta e obrigatória, por mais que eles façam com prazer e felicidade, para mim está retirando o lúdico, o prazer, a alegria espontânea e dando uma carga que a gente sabe que é difícil.

Portanto, por ora, essa opção está um pouco descartada (nada que uma urgência não mude minha opinião e eu grite "mamãããããããeeeee"...

Vovó Deusa


Há também a opção de deixar seu bebê num hotelzinho. Muitas colegas minhas consideram essa opção a mais vantajosa por vários motivos: existe uma equipe supervisionada e treinada para cuidar de seu bebê, que é alimentado, banhado e trocado junto com outros bebês. Tem também a questão de socializar, já ir conhecendo outros amiguinhos e etc.

Sobre o hotelzinho, considero alguns pontos contra: é uma despesa a mais (isso não me aflige, se ela ficar bem). Tem também o lance das doenças da infância: se um pega, todos pegam (aí entra catapora, sarampo, piolho e por aí vai..). Há o lance de não ficar com uma cuidadora apenas (e o lance do vínculo, como fica?)... e no dia em que eu deixar lá e ela não quiser ficar? Vou embora com o coração apertado? Difícil...

E agora vou trazer para vocês a minha terceira e atual opção: uma babá.

Aqui em casa tem a tia Anne, que é uma mocinha muito legal que veio cuidar da casa quando ainda estava grávida. Passsados os momentos de adaptação (que são difíceis, pois nunca tive secretária do lar e estranhei pacas) ela está cada dia mais apegada a família e pegou as manhas da casa. Ela é novinha e não tem muita mão de bebê, mas tem uma vontade enorme de cuidar dela e tem amor pela bebê. Penso que ter uma pessoa a quem ela tenha amor vai facilitar minha saída ao trabalho. Afinal, mamãe não tá em casa, mas tem a tia Anne, que ela gosta.

Portanto iniciei o processo de treinamento de Anne, para que ela repita os procedimentos que faço como se fosse eu mesma fazendo. Hoje mesmo elas vão tomar banho (ou melhor, Lívia tomará e Anne dará). Deixei elas meia hora brincando juntas...


Tia Anne e Lívia assistindo TV... duas crianças, né?

Não sei se acertarei, não sei se dará certo...

Graças a Deus tem o Papai que sempre que pode dá um socorro abençoado! Ele fica com ela de tarde e em alguns momentos em que preciso sair (tipo cortar o cabelo e outras coisas de mulher) ele tem ficado com Tia Anne, e tem dado certo, graças a Deus.

E vocês, o que me dizem, que conselhos me dão? Ficarei feliz em ouvir todas as opiniões, me ajudarão muito a formar minha cabeça e a domar meu CIÚMES... pois é, galera, eu ME MORDO DE CIÚMES de ver ela com outra pessoa!

Xeroooo,
Deadea


Um comentário:

  1. Oi amiga , entao eu antes de engravidar ,ou melhor antes de casar msm eu ja falava que nao iria ter filho praq colocar novinho na creche, escolinha estas coisas ... Meu sobrinho cresceu em escolinha, desde muito pequeno achava horrivel, tb tenho um primo que pegou uma doença grave na escolinha ,entao isto pra mim nao teria msm , se eu tivesse só esta opção , pararia de trabalhar ...

    Minha mãe sempre cuidou de crianças, ela olhava meus primos no interior, tipo aquela tia que todas as maes queria deixar e confia, depois qd viemos pra SP ela ficou anos olhando um priminho meu, depois vou olhar outra criança, mas esta de 8 anos, e depois ficou mais uns anos olhando uma de 1 ou 2 anos... agora ela esta parada, e faz questão de olhar o Luís pra mim, e olha só posso dizer que só confio nela pra olhar , em mais ninguem, ninguem msm , nem msm a minha sogra.

    Então este problema nao terei e outra trabalho na frente de casa, qualquer coisa estarei aqui ...

    E tb quero dar uma ajudinha extra pra minha mãe.

    Bjuss

    ResponderExcluir

Família Menezes agradece seu carinho!!