segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hora do banho





 banheira com suporte 300x300 Banheira Para Bebê Com Suporte

Bom dia galera da internet, tudo bem???

Gostaria de agradecer a quem deixou alguma mensagem e conselhos para nós no mural do blog, e convidá-los a continuar a ajudar a cuidar da bebezinha, e dividir as dúvidas.

Hoje quero falar de uma das horas mais legais do dia para mim: a hora do banho.
Eu moro no nordeste, onde naturalmente faz mais calor. Mas aprendi a dar banho tanto no frio quanto no quente, para uma eventualidade. Acho importante que a mãe aprenda a fazer de forma calma e tranquila, para passar também segurança ao bebê.

Você pode dar banho numa banheira convencional ou de ofurô ou tummytube, que é o balde. Aconselho a deixar o balde para quando você tiver mais segurança com a banheira comum.

A água deve estar morna o suficiente para não deixar o bebê com frio. Teste com o antebraço antes de colocar o bebê na banheira.

A banheira deve estar numa altura confortável, principalmente para aquelas mamães de cesárea, que não podem se abaixar ainda. Existem banheiras que já vem com o pé próprio e até trocador, mas uma mesa já ajuda. Não deixe a banheira em um lugar onde haja correntes de ar, e feche temporariamente as janelas.
 
Comece fazendo alguma massagem no seu bebê, tirando a roupinha devagar, para que ele não se assuste. Massagens na barriguinha vai ajudar a soltar os gazes e evitar as cólicas. Você pode até colocar um óleo mineral para bebês nessa hora. Eu costumo também ligar o som nas musiquinhas de caixinha de música, Lívia gosta muito.

Enquanto muito novo, enrole o bebê num pano quentinho e leve para a beirada da banheira. Primeiro, lave apenas a cabeça, sem desenrolar o corpinho, pois a cabeça é um dos lugares que mais perde calor no corpo do bebê. Use sabão próprio para bebês (minha pediatra aconselhou o dermacyd) ou shampoos próprios para bebês. Seque bem antes de passar para a próxima etapa.
Agora, desenrole o bebê com calma e coloque na banheira. É importante que a água morna esteja banhando praticamente todo o corpo do bebê, para que não sinta frio. Segure o bebê com a mão passando por trás das costinhas e segurando no ombro, formando um "C". Lave especialmente as dobrinhas e as mãozinhas, que vão muito a boca. Deixe a toalha já pertinho para não deixar seu bebê sentir frio. Aproveite para conversar e acariciar o bebê, deixando ele brincar na água. Só assim, após relaxado, retire da banheira com movimentos suaves.

Ao secar o bebê e vesti-lo, não se esqueça de ter deixado previamente todo o material e as roupinhas já separadas, para facilitar. Aplique sempre a pomadinha protetora na região das fraldas. E, após tudo isso, dê de mamar.
 
O banho de ofurô também é delicioso, possibilitando muito relaxamento. Para segurar, basta apoiar os dedos no queixinho do bebê e o resto ele faz só. Lívia adora.

No youtube existem vários vídeos, tanto do banho convencional quanto do baldinho. Experimentem os dois, vocês vão gostar tanto quanto seus bebês.

Xerooooo!!!
Deadea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Família Menezes agradece seu carinho!!