sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cólicas... um sofrimento enoooorme!!!

Bom dia, novas amigas do mundo virtual,

Como vão vocês? Espero que tudo bem.
Estamos bem. Papai trabalhando, mamãe agora numa trégua de nenê (Lívia está no sono mais lindo e revigorante do mundo). Aqui na minha cidade está chovendo e um clima delicioso para dormir... mas Lívia tem seu próprio temporal. Não estão entendendo? Já já explico.

Hoje gostaria de conversar com vcs sobre uma coisa que realmente nos afligiu no início de nossas vidas de papai e mamãe: a famigerada Cólica do Recém-nascido. No início, quando trouxemos ela para casa, tudo era novidade mas mais tranquilo. Com mais ou menos quinze dias de vida, nossa princesinha dormia feito uma rainha pela manhã e de noite queria ficar ligada na tomada, só que não dando risada ou se divertindo, e sim com muito choro e contorcionismo, e a impressão que tínhamos é que ela estava cheia de gases, pois esticava as perninhas e em alguns momentos soltava puns... com muito choro e muita caretinha de dor, o que nos mata de desespero, pois o problema não é perder a noite de sono, é perder a noite de sono sem poder fazer nada para aliviar aquele aparente sofrimento.

Pois bem: a cólica do recém nascido é uma entidade que realmente existe, mas a ciência ainda não sabe bem o porquê da sua existência. Consideram se tratar de uma imaturidade do trato gastrointestinal, que ainda não consegue lidar bem com esse lance de mamar, entrar comida no bucho e depois eliminar... tanto é que, enquanto a gente amamenta, sente mesmo a barriga mexer e de vez em quando percebe o bebê incomodado com tantas bolhas. Acontece normalmente por volta da segunda semana de vida e pode durar até três meses, indo paulatinamente aliviando.

Não se sabe se tem algo que piora ou que melhora, mas algumas mães percebem bem que certos alimentos, certa hora do dia ou da noite, enfim, certos procedimentos melhoram ou pioram... na prática, com Lívia foi exatamente um trabalho de tentativa e erro. Desesperador ver nossa pequena com careta de dor e sofrendo, e no final das contas a gente acaba fazendo o que o pediatra pede para não fazer, ou só fazer em último caso: dar o remédio.

Como, na prática, conseguimos melhorar esse problema???
  • eliminei alguns alimentos associados com piora das cólicas: repolho, couve, café, chocolate, temperos, mariscos, reduzi leite e derivados, e no caso de Lívia, o principal: SUCO DE LARANJA (é tomar e se ferrar)
  • proteger sempre a barriguinha, aquecendo. Quando der de amar, coloque barriga com barriga. Na hora da cólica, aqueça um paninho no ferro de passar - cuidado, só amornar - e aplica dobradinho.
  • antes do banho, fazer massagens circulares e pedalar com as perninhas.
  • banho de ofurô - é tudibão!!! Em outro post comento mais sobre isso.
  • peito, peito e peito!!! alivia muuuito.
  • acalentar o bebê com ele de bruços, e dormir em cima da nossa barriga, de bruços... mas quando por no berço, coloque de barriga pra cima!!!
  • po último, se nada der certo, dê as gotinhas que o pediatra passar...
E vocês, tiveram muitas aventuras com cólicas??? Que tal me contarem como resolveram??
Xero para todos!!!
Deadea

4 comentários:

  1. Amiga, Noah começou com cólicas por volta do 12º dia de vida. Eu, ao contrário, não cortei nada da minha alimentação, afinal, isso não é comprovado científicamente (a não ser o leite, caso o bebê seja alérgico), e meu pediatra disse que a cólica é justamente essa imaturidade do sistema digestivo deles. Então, a única coisa que fiz foi procurar muuuuuuuuito uma solução que fosse interessante pra mim e eficaz pra ele. O que achei foi uma fórmula homeopática: 5ch de chamomilla, 5ch de colocynthis e 5ch de lycopodium. Mandei manipular em forma de tabletes e usava 1 tablete por quilo, dissolvido em 5ml de água. Dei na chuquinha mesmo do 15º dia até quase 2 meses. E nunca mais ele teve cólica. Foi uma benção aqui. Essa, agora, é sempre minha dica, afinal, não tem contraindicação. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, obrigada pelas dicas!!!! Vc realmente ajudou muuuuito!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa ja vou me preparando ... kkkk ... lindinha a foto e pelo jeito ela adora o banho né ...bjus

    ResponderExcluir
  4. Que coisa gostosa da titia!!
    Eu nunca vi uma bebezita tão feliz na hora de tomar banho.. Olha o sorrisão dela, rsrsrsr

    ResponderExcluir

Família Menezes agradece seu carinho!!