quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Amamentação: um ato de amor!!!

Bom dia a todos!!!

Hoje gostaria de falar um pouco da minha experiência em amamentar.

Durante a gestação, passava várias coisas na minha cabeça: se eu iria gostar, se seria prazeroso para mim, para a bebê, se doeria, se racharia o bico, se meu bico me permitiria amamentar... tive algum medo de não conseguir, de não ter leite, de dar zebra.

Quando minha princesinha nasceu, a primeira vez em que tentei colocar no seio foi dentro do centro cirúrgico ainda, e devo dizer a vocês que a sensação é indescritível.


Lívia faz uma carinha beeeem parecida com essa!
 É um dos maiores prazeres desta vida você ver sua cria sendo alimentada por você. Quando eles agarram o bico e ficam mamando e olhando para você, ou ainda quando largam o peito com a boca ainda cheinha de leite, ou quando ficam alisando com a mãozinha seu peito... enfim, é uma das coisas mais belas que a mulher pode fazer por ela e pelo seu filho.

Mas não é fácil, não. Não é tão instintivo e tão simples como apregoam. Primeiro, prepare-se durante a gestação, tanto fisicamente (banhos de sol nos mamilos, exercícios que seu médico pode orientar para facilitar a formação do bico e outras providências, como intermediário de silicone, que me ajudou muito) quanto psicologicamente (queira realmente amamentar. Ter esse desejo é fundamental e acho que o fator principal para o sucesso).

protetor de mamilo MAM care
Segundo, prepare-se para não desistir na primeira falha. Lívia sabia sugar perfeitamente; o meu problema foi meu bico, que era curto e não alcançava a língua dela, desta forma não havia o desencadear do reflexo e ela se chateava. O que me salvou, como disse anteriormente, foram os intermediários de silicone, que eu comprei da marca MAM care. Eles são de silicone bem fininhos e flexíveis, e enquanto o bebê suga neles, exercita seu próprio bico. Após cerca de cinco a sete dias dando de mamar junto com o intermediário, Lívia desistiu deles e até hoje só mama em mim. Nada de chá, suco ou água. E se tenho que sair e deixar ela com alguém, já tenho estocado alguns leites ordenhados congelados para serem aquecidos.

Já que falei nesse assunto, para que a amamentação seja exclusiva, como preconiza a sociedade de pediatria, não devemos oferecer ao bebê nem água, nem chá, nem suco e nem outro leite por pelo menos seis meses. Daí o que faço: esterilizo frascos de vidro com tampa, fervendo-os por cinco minutos; deixo secar bem; ordenho meu próprio peito (cerca de 50 ml por vez); coloco no frasco e identifico com a data. Desta forma, se colocado na geladeira, dura 12 horas e no congelador, 15 dias. Depois, só é aquecer em banho maria e dar ao bebê. Fácil, barato e o mais importante, saudável.

É realmente uma dedicação e uma devoção às nossas crias, mas é reconfortante, prazeroso e satisfatório.

Experimentem, ok?

xerooo!!
DEADEA

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, amiga!!! A gente aprende, vivencia e passa pra frente!!! Ótimo post. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Mais um post maravilhoso , olha tenho uma dica de post, sabe aquelas dicas que vc me deu em relação a alimentação apos o parto e tal, seria legal vc colocar aqui, assim como vai me ajudar ,ajudaria as meninas..

    Bjus

    ResponderExcluir

Família Menezes agradece seu carinho!!