quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como foi a aventura do parto

Lívia Maria, 3760g. 47cm, 06/09/2011, 21:03

Gostaria de compartilhar com vcs um texto que escrevi logo depois de dar a luz.
Em primeiro lugar, tive que abrir mão do sonho de ter parto normal, pois no último ultrassom Lívia Maria estava com 3,800g, o que significa risco para bebê Grande para Idade Gestacional (GIG ou feto macrossômico), e isso pode levar o bebê a UTI... a minha obstetra achou que valia a pena esperar mais uma semana, mas já me preparou para a cesariana. Esperei que ela quisesse nascer dia 03 de setembro(aniversário do pai) mas que nada, ela estava ainda muito alta, não quis nascer... pela barriga, dava para ver certinho as costinhas e o bumbum dela, chegava até a incomodar de tanta pressão... e os chutinhos então!!! Que menina ativa!!!

Quando foi na segunda feira dia 05/09 fui na última consulta grávida, e a médica me expôs os riscos, já que minha pressão (de tanto nervoso) acabou subindo. Decidimos então, já que como provavelmente ela estaria com 4kg, que seria cesareana e marcou para terça-feira, dia seis de setembro.

No outro dia, peeense no nervoso, o medo de dar algo errado, o medo da nenê passar mal,.... eu me tremia de medo. Fui para a maternidade umas seis da tarde, levamos junto as vovós (Dona Leda e Dona Deusa, minha mãe e sogra, respectivamente). Eu estava enorme, a barriga parecia um balão. Chegando lá, colheram sangue de mim , mandaram eu colocar aqueles roupões de maternidade e me encaminharam para o quarto para esperar a hora de ser chamada para o centro cirúrgico.

No quarto, ficamos falando abobrinha, para ver se eu relaxava. O pai era só felicidade: Fábio não cabia em si de tanta alegria, e quis entrar de câmera na mão para fazer os primeiros registros. Enfim, me chamaram para o centro cirúrgico: de primeira, entraram comigo  a madrinha Débora, que é pediatra comigo, uma amiga chamada Eliana, também pediatra, a pediatra chefe Dra Carline Rabelo (quem pegou Lívia) e, depois que me anestesiaram,  meu marido Fábio Rocha Menezes entrou, e  assistiu tudo do inicio ao fim, registrando as fotos e testemunhando o momento mais sublime de todos. Eu era a mais nervosa de todas, eu estava com muito medo... mas foi muito tranquilo: pegam a veia, colocam no soro, depois nos sentam e fazem a anestesia, vc tenta mexer o pé e não consegue, não sente mais dor nenhuma, eu nem senti pressão nem nada... e fiquei naquela posição em que vc não vê nada, pois tem um pano te cobrindo, e meu marido perto de mim. Logo logo tiraram ela, mas ela demorou um pouco para chorar... vi toda a movimentação para limpar, aspirar boca, tudo aquilo que se faz com bebe que eu sempre fiz... e logo me trouxeram ela, ainda um pouco sujinha... e eu achei a coisa mais linda e maravilhosa do mundo! Logo tentei dar um beijo na bochecha dela, ela estava quietinha, linda. Ai eu já estava chorando pra caramba, nunca chorei tanto de felicidade. Logo levaram ela e todo mundo foi atrás, eu fiquei com a obstetra e o anestesista, abandonada... logo acabou, e eu fui para a sala de recuperação, esperar duas horas para ir para o quarto, tentei dormir mas estava muito feliz
No quarto, ainda não sentia as pernas, me passaram para a cama e me disseram para não me mexer. Até aí eu estava ainda em jejum e sedada. Logo me trouxeram ela, que dormiu comigo e com o papai, que foi minha companhia mais presente e querida durante toda a internação. Eu tentei colocar no peito, com ajuda, e ela pegou direitinho! São momentos ternos e emocionantes que a gente leva para toda a vida...
No outro dia, uma enfermeira me ajudou a levantar, essa primeira levantada é a mais difícil, mas para mim foi tranquiladeu para tomar um banho, me senti muito melhor. Ela mandou eu andar para não juntar gazes, e falar pouco, fiz direito, deu tudo certo. E curti as visitas e a nenê, junto com meus entes queridos e especialmente nós três, papai, mamãe e filhinha recém-nascida...

No outro dia já fui para casa, e desde então sou eu quem cuida dela, faço tudo, dou mamar, dou banho, lavo as roupinhas... tem uma menina ( tia Anne ) que cuida da casa aqui e eu fico exclusiva da nenê.

Olha, foi uma experiência mágica, e a cesariana não foi tão ruim quanto eu pensei, pelo contrário, foi até surpreendente...

Mas acho que o mais importante é vc se sentir muito feliz!!
Até mais ver!!!
Deadea

3 comentários:

  1. Oi Amiga, fiquei tão feliz com o seu blog, deixei o link no meu post de hoje, pras meninas vim aqui te visitar...

    Seja bem vinda a este mundo ...

    Bjusss

    ResponderExcluir
  2. ôba sou a primeira seguidora!!! Seja bem vinda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dedea!! Seja bem-vinda à blogsfera!!! E bem-vinda à essa aventura deliciosa que é ser mãe!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Família Menezes agradece seu carinho!!