sábado, 19 de novembro de 2011

Chupeta? Dedo? tiro ou ponho?

Oi galera do blog, como vão???

Hoje gostaria de discutir um assunto um pouco polêmico, mas muito importante, que todo pediatra condena, mas que as pessoas em geral não deixam de usar: a chupeta. Ainda dentro desse assunto, falar também do chupar dedo (é melhor? é pior? deve-se deixar? deve-se tirar?).

fonte: internet
O mais importante é saber toda a maquinária que envolve o ato de sugar. Os bebês usam a sucção para se acalmar, o sugar é relaxante, acalma, tira a dor. A natureza é sábia, pois o reflexo de sugar envolve uma necessidade vital, que é a de se alimentar. Sem prazer ao se alimentar, o filhote não suga, não come, portanto sugar é bom. O hábito vem desde o útero materno --há até quem consiga ver o filho chupando o dedo durante um ultra-som na gravidez --, e é a forma como muitas crianças lidam com a tensão.

A sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade e em algumas delas a necessidade de sucção é maior. O bebê suga não apenas para matar a fome, mas também para saciar sua vontade de sugar.

Por esse motivo as mamães não devem se preocupar quando os bebês levam a mão toda à boca. Eles começam a conhecer o mundo pela boca. Além da mão, tudo o que pegarem levarão à boca. As mamães devem ficar atentas se o que for à boca seja somente o dedo e o bebê sugue efetivamente.

Por isso, quando o bebê chora, é muito fácil acalentar colocando uma chupeta na boquinha dele. Ele instantaneamente parará o choro... mas e aí, você resolveu o REAL problema? Um bebê chora por vários motivos: fome, frio, calor, quer virar e não consegue, sentindo falta da mãe, dor, coceira, fralda suja... portanto é muito perigoso apenas chupeta ao chorar.

Há muitas vantagem em deixar o bebê chupar o dedo em vez de usar uma chupeta: os dedos estão sempre disponíveis, não caem no chão, não são presos de forma potencialmente perigosa à roupa da criança e estão sempre sob o controle dela, porém é mais difícil tirar esse hábito, pelos mesmos motivos.

É um hábito que geralmente vai embora sozinho quando a criança desenvolve outras formas de se confortar, por volta de 4 ou 5 anos, embora muitas delas acabem chupando o dedo à noite ou em situações de mais ansiedade ou estresse por anos a fio.


http://www.odontobloggers.blogspot.com/

De acordo com os pesquisadores, sucções fora do aleitamento materno, como chupeta, dedo e até mamadeira, podem ser prejudiciais para a criança, porém outras pesquisas são necessárias para comprovar esses resultados. Considera-se aceitável que uma criança chupe dedo ou chupeta até dois anos de idade; após isso, aconselha-se a retirada desse hábito.

Se seu filho chora muito e demonstra ser mais "sugador", a chupeta também pode ser uma maneira eficiente de acalmá-lo e de dar um respiro para toda a família. Saiba, contudo, que há uma ligação entre o uso frequente de chupeta e a ocorrência de otites (infecção de ouvido). Acredita-se que a sucção da chupeta eleve a chances de uma infecção migrar da boca para a tuba auditiva (trompa de Eustáquio). Para minimizar os riscos, tente limitar o uso da chupeta, como, por exemplo, só oferecendo-a na hora de dormir.

E é também neste momento que a chupeta é apontada por algumas pesquisas como um fator que ajuda a prevenir a síndrome de morte súbita do recém-nascido, uma condição ainda inexplicável que leva à morte de bebê menores de 1 ano. Mas não se preocupe se seu filho não gosta de chupeta e não vá forçá-lo a chupar só por causa da possível relação no caso da síndrome.

http://www.bebeonline.blogspot.com/
Se você estiver dando de mamar, é melhor esperar o bebê completar pelo menos 1 mês antes de oferecer a chupeta, já que seu uso cedo demais pode interferir no aleitamento materno. Alguns especialistas acreditam que a chupeta pode confundir o bebê que mama no peito e dificultar a pega correta. Outro problema apontado por quem é contra a chupeta é que o tempo com ela na boca reduziria o tempo que a criança pode passar no peito, comprometendo a produção do leite. Portanto, o pediatra considera extremamente prejudicial a chupeta no momento de estabelecer a amamentação correta, podendo até fazer com que o bebê troque o bico do seio, que é mais firme com o propósito de treinar toda a gengiva e a musculatura facial, pelo bico artificial.

Sem falar que a chupeta não deixa de ser um elemento "estranho", sujeito a sujeiras, infecção, contaminação... deve ser bem limpa para ser usada, de preferência fervida para matar todos os germes.

Os hospitais "Amigos da criança" não permitem o uso de chuca, chupeta ou qualquer outro tipo de bico artificial, justamente com o objetivo de evitar que o bebê se prejudique no início da amamentação, que é um período tão difícil.

Caso você opte por introduzir a chupeta, não se esqueça de  começar a desacostumar seu filho da chupeta por volta de 1 ano, para evitar problemas com a dentição. Na verdade, chupar o dedo também afetar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes , mas alguns especialistas acreditam que a chupeta possa, ainda por cima, interferir no desenvolvimento da fala. Não tente acabar com o hábito na marra, porque, até que a criança esteja pronta para isso, as chances de sucesso não são lá muito altas, e vocês dois podem acabar se frustrando.

Se decidir restringir o uso da chupeta, experimente oferecer um "paninho" de tecido macio ou algum brinquedo mais mole para substituir a sensação reconfortante que a criança obtém com ela.

Eu não fui criada com chupeta, nem meus irmãos. Tampouco suguei o dedo, nem meus irmãos, portanto não é uma realidade para mim, não considero importante e portanto Lívia Maria não usa chupeta. Prefiro o rostinho dela livre, e por ora estamos nos dando bem assim. Mas não acho salutar condenar veementemente. Acho que vai de cada um, de cada família e de cada bebê. Caso introduza, tenha consciência de retirar logo ou usar pouco, para que não haja prejuízo para a fala e a dentição do baby.

Mais informações, encontrei nesses sites abaixo:

http://guiadobebe.uol.com.br/chupar-o-dedo-nao-e-nada-bom/
http://www.brasil.babycenter.com/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI931-15046,00.html


E vocês, o que acham? Adoraria saber a opinião de todos!!
Xerooo!!!
Deadea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Família Menezes agradece seu carinho!!